A Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina realiza no próximo sábado, dia 05, a segunda etapa de vacinação contra a raiva em cães e gatos nas zonas Sul e Sudeste. Na primeira etapa, realizada no último sábado, dia 28, foram vacinados 61.128 cães e gatos – o que corresponde a 93,7% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Nos 136 postos, distribuídos pelas duas zonas da cidade, 45.996 cães e 15.132 gatos receberam as doses. Por questões de logística, a campanha foi dividida em duas etapas na zona urbana de Teresina. “Nós chamamos todas as pessoas responsáveis por cães e gatos dessas regiões para que se dirijam ao posto de vacinação próximo à sua residência. A partir dos três meses de idade os animais já podem receber a vacina”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.
Ela lembra, ainda, que essa é a única forma de prevenção contra a doença. “É segura e gratuita, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A vacina é importante por proteger, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, alerta Oriana.
O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986 e de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do estado, cujo proprietário residia de Teresina.
Comentários